terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eu também tenho o mesmo sonho.


Hoje de manhã como bom cidadão Bocaiuvense fui prestigiar o " desfile de 7 de setembro" na praça Wandick Dumont, tudo corria bem como de costume até que no discurso de nosso excelentíssimo prefeito, exaltado ele afirmou em alto e bom tom "Bocaiúva tem o maior PIB do norte de Minas", obviamente que não quero que interpretem este post com uma critica e sim tão somente como uma ressalva as palavras de vossa excelência.
Segundo dados da ADENOR(1), o norte de minas conta hoje com 89 municípios, sendo que cinco deles representam 54,7% do PIB da região. São eles: Montes Claros (33,65%), Pirapora (8,3%), Várzea da Palma (5,3%), Janaúba (4,5%) e Bocaiúva (3,1%). Com isso podemos concluir que Bocaiuva ocupa uma posição de destaque entre os 89 municípios, mas ainda longe de ser o maior PIB da região.
Abaixo segue uma tabela que mostra a composição do PIB de Bocaiúva:

O interessante a ser observado é que o setor de serviços em Bocaiúva, segundo os dados divulgados no site da confederação nacional dos munícipios (2), mostra que o setor de serviços hoje é o carro chefe do desenvolvimento municipal e sendo assim obviamente merece ser estratificado para uma análise mais detalhada.
Vejam os dados abaixo:




Considerando que existe uma correlação forte entre esses números onde R=0,9876, podemos dizer que o PIB de Bocaiuva este ano será de 452,229 milhões sendo destes 222,723 milhões serão oriundos da prestação serviços e que 41,64% serão gerados pelo serviço público e 58,36% da iniciativa privada. É um dado triste se considerarmos que os números da cidade (3) que está na ponta da tabela e que é o principal benchmarking de Bocaiúva é de que 76,96% do PIB no setor de serviços vem da iniciativa privada.
Temos duas classes em Bocaiuva que precisam desenvolver e muito, a primeira delas é a politica, afinal ter a prefeitura como o principal empregador da cidade é um sintoma grave de baixo desenvolvimento econômico, sendo assim cabe aos políticos criar ações que visem o desenvolvimento da iniciativa privada e da mão-de-obra local como um todo, tornando a projeção do PIB supra citada em um fato real permitido e exigindo da iniciativa privada que cumpra seu papel social.
A iniciativa privada cabe ter consciência de sua função social, já que essa é a principal missão de qualquer organização. 

E o lucro é importante? Sim obvio que é, afinal é dele a tarefa de financiar todo esse desenvolvimento, mas se esse conceito não estiver claro e refletido em ações do empreendedor para todos os envolvidos testemunhem, à sua missão não será forte o suficiente para convencer todos os stakeholders a dar o máximo de si para o desenvolvimento de sua organização, isso pode ser provado através das palavras proferidas pelo 8°. Homem mais rico do mundo e o mais rico do Brasil à Marília Gabriela no programa da Roda Viva da TV Cultura, Eike Batista, "Hoje não compro empresas e sim conceitos".
Sendo assim se todos trabalharmos em prol do bem comum, deixarmos de ser partidários de pessoas e formos partidários de boas ideias, acreditar como o próprio John Nash afirmou, que o melhor resultado para o grupo sempre será o melhor resultado, um dia poderemos ver de fato um prefeito Bocaiuvense dizer de boca cheia, que Bocaiúva tem o maior PIB do norte de Minas. E é isso, que do fundo do meu coração eu espero.


Um grande abraço a todos.


Prof. Adm. Carlos Eduardo Drumond.


Nota:
1) 
Agencia de desenvolvimento do norte de minas.
2) Site: http://www.cnm.org.br
3) Montes Claros    

2 comentários:

Heloisa Cunha disse...

Ter dados oficiais na mão é sempre seguro, ou corre se o risco de ser flagrado numa situação como essa...
Carlos você foi pontual nas suas colocações, não há como negar...

Felippe de Figueiredo Freire disse...

Parabéns Carlão pelo seu blog. Pode ter certeza que é grande utilidade e deveria ser visitado por todos nós, cidadãos bocaiuvenses para compreendermos melhor a economia do nosso município!