Hoje de manhã como bom cidadão Bocaiuvense fui prestigiar o " desfile de 7 de setembro" na praça Wandick Dumont, tudo corria bem como de costume até que no discurso de nosso excelentíssimo prefeito, exaltado ele afirmou em alto e bom tom "Bocaiúva tem o maior PIB do norte de Minas", obviamente que não quero que interpretem este post com uma critica e sim tão somente como uma ressalva as palavras de vossa excelência.
Segundo dados da ADENOR(1), o norte de minas conta hoje com 89 municípios, sendo que cinco deles representam 54,7% do PIB da região. São eles: Montes Claros (33,65%), Pirapora (8,3%), Várzea da Palma (5,3%), Janaúba (4,5%) e Bocaiúva (3,1%). Com isso podemos concluir que Bocaiuva ocupa uma posição de destaque entre os 89 municípios, mas ainda longe de ser o maior PIB da região.
Abaixo segue uma tabela que mostra a composição do PIB de Bocaiúva:

O interessante a ser observado é que o setor de serviços em Bocaiúva, segundo os dados divulgados no site da confederação nacional dos munícipios (2), mostra que o setor de serviços hoje é o carro chefe do desenvolvimento municipal e sendo assim obviamente merece ser estratificado para uma análise mais detalhada.
Vejam os dados abaixo:
Considerando que existe uma correlação forte entre esses números onde R=0,9876, podemos dizer que o PIB de Bocaiuva este ano será de 452,229 milhões sendo destes 222,723 milhões serão oriundos da prestação serviços e que 41,64% serão gerados pelo serviço público e 58,36% da iniciativa privada. É um dado triste se considerarmos que os números da cidade (3) que está na ponta da tabela e que é o principal benchmarking de Bocaiúva é de que 76,96% do PIB no setor de serviços vem da iniciativa privada.
Temos duas classes em Bocaiuva que precisam desenvolver e muito, a primeira delas é a politica, afinal ter a prefeitura como o principal empregador da cidade é um sintoma grave de baixo desenvolvimento econômico, sendo assim cabe aos políticos criar ações que visem o desenvolvimento da iniciativa privada e da mão-de-obra local como um todo, tornando a projeção do PIB supra citada em um fato real permitido e exigindo da iniciativa privada que cumpra seu papel social.
A iniciativa privada cabe ter consciência de sua função social, já que essa é a principal missão de qualquer organização.
E o lucro é importante? Sim obvio que é, afinal é dele a tarefa de financiar todo esse desenvolvimento, mas se esse conceito não estiver claro e refletido em ações do empreendedor para todos os envolvidos testemunhem, à sua missão não será forte o suficiente para convencer todos os stakeholders a dar o máximo de si para o desenvolvimento de sua organização, isso pode ser provado através das palavras proferidas pelo 8°. Homem mais rico do mundo e o mais rico do Brasil à Marília Gabriela no programa da Roda Viva da TV Cultura, Eike Batista, "Hoje não compro empresas e sim conceitos".
Sendo assim se todos trabalharmos em prol do bem comum, deixarmos de ser partidários de pessoas e formos partidários de boas ideias, acreditar como o próprio John Nash afirmou, que o melhor resultado para o grupo sempre será o melhor resultado, um dia poderemos ver de fato um prefeito Bocaiuvense dizer de boca cheia, que Bocaiúva tem o maior PIB do norte de Minas. E é isso, que do fundo do meu coração eu espero.
Um grande abraço a todos.
Prof. Adm. Carlos Eduardo Drumond.
Nota:
1) Agencia de desenvolvimento do norte de minas.
2) Site: http://www.cnm.org.br
3) Montes Claros